Renuncia

RENÚNCIA DE DIREITOS

Introdução: Rm.11:36

3 aspectos do versículo:
·         Por que Dele – Deus Pai Fonte originaria de tudo
·         Por Meio Dele – O Espírito Santo como a causa eficaz de toda vida Espiritual.
·         Para Ele – Jesus como Grande alvo de toda vida espiritual.

O que é Renúncia?

Segundo o dicionário Significa: Recusa, Desistência, Sacrifício,

O que é Renuncia para nós? Amar menos.
-          Jesus renunciou o seu direito de ter tudo e de ser Rei e ainda ter todas as honrarias do céu simplesmente para nos amar, Ele renunciou ao seu direito.

O que é direito? Algo que é legal, que pertence ou não.

Direitos naturais? É algo que se-compõe de princípios inseparáveis e essenciais a própria essência humana. Ex. comer, beber, vestir-se, andar pelas ruas, gostar, casar, ver, sentir etc.

Renunciar é nosso dever: Mt.16:24; Gl.5:24.
-          satanás desafiou este principio e perdeu.
-          Sem cruz não há vitória
-          Satanás ofereceu a Cristo uma conquista sem Cruz

O alvo de Jesus era a cruz: Mt.16:21; Fl.2:8

A Renuncia é necessária:
-          Para seguir a Cristo lc. 14:27-33
-          Na luta dos santos. 2 Tim.2:4. Ex: o testemunho de Jonh Paiton nas ilhas Hébridas.
-          No triunfo dos santos. 1 Cor.9:25-27

A renuncia deve ser exercitada:
-          Não vivendo mais os desejos da carne. 1 Pe4:2
-          Para a oração: Ex. Eu na casa dos pais da Giseli assistindo jornal e Deus mim Chamou para orar. Ex. em Timor Leste as Hs. 4:00 da manhã.

      “Se a renuncia não for motivada por um grande amor a Cristo e ao evangelho ( necessário a sua divulgação ) nada vale . Mc 10:29”

Deus é digno de ser amado


O sentimento de Cristo

Lc.14:25-33 Renúncia a tudo quanto tem.

-          Não é para alguns, mas para todos. “Grandes Multidões”.
-          Aborrecem: não se deixar, abandonar, amar menos.
Não é permitido que alguma coisa ocupe o lugar de Jesus.

Cruz – não é símbolo religioso, significa morte, a verdadeira cruz.

Direito – algo que é legal, que pertence ou não pertence.
-          Nosso direito termina quando o outro começa. (Meu/Deus).
-          Não pertenço a este mundo, não tenho direitos sobre ele e suas coisas.
-          Escolhemos de livre e espontânea vontade renunciar.

Escravo – Servo
            Não tem nenhum direito, porque alguém está acima dele como Senhor. Nada mais neste mundo é importante, que venha atrapalhar o senhorio de Cristo em nossas vidas.

Cristianismo – não é religião, ir a igreja é conseqüência ao mesmo tempo. Nossa parte aqui é convencer as pessoa para aceitar o reino de Deus.

Três razões para entrega de direitos:

1-    Senhorio de Cristo – Fil.02:09-11 Confessar e adorar, rendição total em amor. Não reservar o direito de conservar ou não o que Cristo nos pede, mas mostrar que aceitamos o seu senhorio. Não reivindicar nada. Rendição total é estar pronto a ouvir, obedecer, está é a condição para termos deveres.

Rendição total em amor:
a)    Este amor é maior que afeição familiar. Mt.10:37
b)    Este amor é maior do que desejos de seguir nossos próprios caminhos, porque sempre eles estão em contradição com os de Deus, pois eles tendem para a carne. Lc.14:27.
c)    Este amor é maior que possessões ou bens Lc.14:33, eu sou de Deus, o que eu tenho é também de Deus. Somos mordomos das coisas que temos, por isso não podemos ter possessividade.

2-    Beneficio Pessoal – Como Senhor, Deus tem prazer de cuidar bem dos seus servos e para que isto aconteça, temos que confiar totalmente nEle. O primeiro é que sejamos totalmente livres. Temos que ver as prioridades de Deus: Amar as pessoas e usar as coisas, e não vice-versa. Com isto não vamos  sofrer de ira, ansiedade, inquietação (Mt.6:21). Sempre vai sair de dentro de nós, o que está dentro, quando somos chutados, aborrecidos. O que é Meu não é mais importante do que o do outro.  

3-    Evangelismo do Mundo – Neste século muitas pessoas morrem por amar a Cristo. Não teremos condição de envolver na obra se não houve renúncia total, livres para Deus. Movimentar-se para algum lugar ou qualquer sentido. Não estando pronto para perder a sua própria vida, não podemos servir a Cristo, porque está é a maior coisa que temos, e todas as outras coisas já ficaram para trás.
Em momentos de consagração não devemos enganar a Deus, se não renunciarmos a própria vida. Idolatria da nossa vida deve ser jogada fora.

O QUE DEVEMOS RENÚNCIAR


Terras – propriedades, terrenos ou pátria, nação ou cidade, se vai constituir um problema, é idolatria.

Casas - muitos estão dispostos a deixar a casa para uns dias, meses ou anos mas nem todos estão a deixar a vida toda.

Família - pais e irmãos. Não significa que não os amamos, mas que Deus está acima deles. Livre-se dos laços familiares para envolvermos com o reino.

Bens materiais - roupas, livros, móveis, etc... Não quer dizer que podemos pegar as coisas dos outros que não nos pertencem. Mas é importante não se irar quando outros tocam nas suas coisas, não vamos perder a nossa paz e domínio próprio, por não ter renunciado coisas.

Comida - esta relacionado ao amor próprio, cuidado, prazer, exagerado, com a saúde, (pedir para Deus curar). Não murmurar quanto a alimentação. Se você já agradeceu. Muitas vezes eles estão fazendo o melhor. Não deixe que esta constitua um problema para tirar do centro da vontade de Deus. Contudo, não escolher, não ficar sem comer o que tiver, para Ter saúde.

Sono - direito de dormir. O sono é importante para nossa vida, quando o trabalho exige, para orar, para batalhar, ou por uma pessoa necessitada, devemos renunciar. Por amor a alguém. Não amar a nós mesmos.

Direito a Segurança por amor a Cristo e o Evangelho. Mc.10:29-30.ex.nós dentro do barco saindo de Atauro para timor.

Direito a Liberdade - liberdade é concedida e não exigida. Dentro dos limites que Deus nos colocar.
Reputação - Amor próprio. Quando sua personalidade é ferida, e fica irado. Ou quando outros são reconhecidos mais que você. Sua reputação está se, você é bom servo ou mau servo, do que fez ou não do que é.

Dinheiro - Ter o necessário para a sobrevivência. Quando Deus te dá ele é importante para você, não é seu, e por ser usado da maneira que Deus dirigir, até para dar a uma pessoa que está necessitando ser alcançada por amor de Deus, através de você.

Vida - Fil.03:08; Gl.02:19; Fil.01:21     

Direito a Sonhar: ex. Deus mim falou para descansar Nele e disse mim isto durante a noite enquanto dormia no minhocão. Giseli Renunciou tudo o que ela queria no casamento e depois ganhou tudo.

Ministério: 1º Deus, 2º quando casado família, 3º ministério . 1Tim.5:8; Tito 1:5-9. Muitos dão mais ênfase ao seu ministério do que ao nome do Senhor, e sempre dizem: “o meu ministério”.

Soberba: Pensamos que podemos fazer tudo. Ex. o rei Nabucodonozor Dn4:30-32

Sabedoria Humana: Tiago4:13-15

Impaciência: Isto as vezes nos impede de ajudar as pessoas quando elas precisam de nós.

     Egocentrismo: Tem pessoas que querem ser o centro das atenções.

A falta de amor: ex. eu como mendigo em Formiga. Ex.eu em são Tomé e o homem no lixo. Comentar sobre o bom samaritano Lc.10:25-37.

Renunciar para Abençoar
Ex. Abençoamos rosa em Timor.
Ex. Demos muitas coisas no Timor e Peru

Quando os problemas nos levam para mais perto de Deus.
Ex. a enfermidade de Giseli e o que Deus mim ensinou na ilha de Bali

Por: Diego Martins