sábado, 14 de maio de 2011

O caminho dos salmões

Sl 37.5 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará.”
Sl 37.9 “Pois os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.”

Salmão: Grande peixe da família dos salmonideos, de carne rosada e saborosa, peculiar às desembocaduras dos rios europeus.
Queridos irmãos, o salmão é um peixe que tem uma peculiaridade no que diz respeito a sua reprodução, primeiramente eles vivem em rios espalhados pelo continente europeu, e quando na idade adulta, vivem às bases dos rios onde as águas são tranqüilas. Porém quando é chegada à hora da reprodução, eles fazem o caminho contrário ao sentido do rio, subindo as correntezas com o objetivo de desovar na nascente do rio. Lá chegando enfim exaustos põe seus ovos para garantirem a perpetuação de sua espécie.
Irmãos eu vejo a vida dos salmões à semelhança da vida humana, primeiramente pelo aspecto de que todos nós bons ou maus, certos ou errados, ricos ou pobres, homens ou mulheres, livres ou escravos, têm um caminho a seguir. Alguns salmões na verdade se desviam do curso natural da vida e se perdem no erro que os levam a sua destruição. Porém outros orientados por um senso divino, um direcionamento intuitivo, seguem rio acima em direção à nascente. Ora não seria bem mais fácil se seguirem no sentido comum à correnteza onde praticamente não há esforço ou preocupação em se mover? Contudo os salmões sabem que assim fazendo, estarão de encontro à perdição. Certos de que o único caminho é nadar contra a correnteza, onde o desgaste é inevitável, onde a impressão que se tem é de uma luta interminável, sentindo-se por vezes cansados, desanimados, prestes a desistir, contudo eles não desistem. Ora, se já não bastassem toda luta enfrentada para tentar chegar ao topo do rio, ainda assim, eles são surpreendidos por um inimigo em comum, o urso pardo. Estes estão à beira do rio atacando aos salmões já exaustos, confusos, tenham suas vidas ceifadas antes mesmo de alcançar seus objetivos. Mas aqueles que perseveram no caminho e continuam lutando, conseguem se livrar das garras do urso, alcançando enfim o cume do rio, deleitando-se nas calmas e claras águas da fonte da nascente, lá deixando seus ovos, garantindo sua próxima geração de peixinhos.

Queridos os caminhos que escolhemos são cheios de lutas, desafios, armadilhas, onde a sensação que temos é que estamos em uma contracultura. Quando tudo diz que a direção correta é aquela que nos impulsiona para baixo, de maneira geral, facilita os nossos passos, sem nenhum esforço, esta é a direção do mundo. São maneiras ilícitas de se conseguir dinheiro, poder, influência, atos e costumes conforme as concupiscências da carne, trazendo à tona tudo o que é vil e perverso aos olhos de Deus. Mais há um momento na vida de um homem que ele tem um encontro com Jesus (aleluia) e então descobre que o único caminho a seguir é aquele que é guiado pelo Espírito da palavra. Onde esse novo caminho meus irmãos, efetivamente começa quando temos a consciência de que não sou mais eu quem vivo, mas o Cristo que habita em mim e renasceu comigo no momento de minha decisão. A correnteza quando experimentada no sentido contrario meus irmãos é mais forte do que imaginávamos ser, mas agora que temos Jesus como nosso Senhor (aleluia) sentimos confiança em seguir sempre adiante rumo ao alvo (que é Jesus). Para aqueles que não se entregam, prosseguindo rumo ao único caminho, estes se deparam com um inimigo astuto, que tem uma fome eterna e busca tragar a quem puder alcançar. Mas para este inimigo em comum, temos lido nas escrituras sagradas: “Toda palavra de DEUS é perfeita; e escudo é para os que nEle confiam.” (Pv 30.5) e sendo assim queridos irmãos, esperamos no Senhor, pois Ele nos livrará no dia mal, fazendo-nos alcançar nosso verdadeiro galardão, coroados então com a herança da vida eterna, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário